quarta-feira

Módulo I : "RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA"
Novos caminhos para a presença social empresarial

• Objetivos:
· Apoiar empresas e organizações empresariais na construção de equações de co-responsabilidade, no desenvolvimento de programas e projetos sociais e no alcance dos seus objetivos;
· Contribuir para a projeção social dos valores, conhecimentos, atitudes e habilidades de cada empresa, fortalecendo sua identidade corporativa e sua presença na sociedade.

• Apresentação:
Hoje, com vigor e competência, muitas empresas procuram projetar socialmente sua singularidade. Além de seus produtos e serviços, as empresas descobriram que podem ser reconhecidas por seus valores, habilidades e atitudes.
A qualidade dos relacionamentos da empresa com seus clientes, colaboradores e parceiros é essencial para a superação do desafio da singularidade. Mas é necessário mais: a empresa deve construir pontes mais sólidas de relacionamento com os cidadãos, as famílias, as comunidades, com a sociedade. Deve fortalecer sua presença social. Precisa ser conhecida e reconhecida pelo seu intangível e por seu valor social, que vai além da geração de produtos e serviços com qualidade e do cumprimento de suas responsabilidades legais.

Construir e consolidar presença social é um desafio que muitas empresas brasileiras vêm enfrentando e superando com sucesso. Em vários cantos do Brasil, a vida de comunidades, escolas, famílias, grupos sociais e de muitas pessoas ganham novo sentido a partir de ações desenvolvidas com o apoio e a participação de empresas socialmente responsáveis.

O INAPP, com o Módulo “Responsabilidade Social Corporativa: novos caminhos para a presença social empresarial”, integra esse movimento de construção de novas formas de presença social corporativa e mudança social. Busca contribuir para o seu fortalecimento, destacando os seguintes pressupostos e linhas de trabalho:
· A construção de uma ética de co-responsabilidade entre o Poder Público, o mundo empresarial, o terceiro setor e os cidadãos é fundamental para o enfrentamento dos desafios sociais, políticos e econômicos do Brasil;
· A ética de co-responsabilidade deve ser traduzida em ações consistentes para a superação dos desafios brasileiros. É urgente fazer valer na sociedade um novo paradigma de trabalho social: a atuação articulada, convergente e persistente de vários e diversificados atores sociais;
· A construção e o gerenciamento de equações de co-responsabilidade que potencializem os recursos e esforços de vários atores sociais é o maior desafio para a criação, consolidação, manutenção e disseminação das boas práticas sociais;
· As empresas e as organizações empresariais do terceiro setor têm muitas contribuições para esse trabalho de co-responsabilidade, mas duas merecem ser destacadas: a contribuição gerencial para a melhoria da qualidade do gasto social e a produção e socialização de conhecimentos e experiências inovadoras;
· A responsabilidade social empresarial pode percorrer três caminhos, todos eles meritórios e relevantes: o âmbito corporativo: a opção de atuação no interior da empresa e junto aos seus funcionários; o âmbito micropolítico: a opção de atuação no entorno comunitário de suas unidades; e o âmbito macropolítico: a opção de atuação mais abrangente e com repercussões estaduais, regionais ou nacionais.

A atuação do INAPP está voltada para os três âmbitos de responsabilidade social empresarial e tem foco no trabalho de concepção e desenvolvimento de programas e projetos que contribuam para a consolidação da presença social das empresas, a partir da construção e gerenciamento de equações de co-responsabilidade.

• Público:
· Empresas;
· Institutos e fundações empresariais.

• Áreas de Atuação:
· Consultoria;
· Análise de situação e planejamento estratégico;
· Concepção de programas e projetos de responsabilidade social;
· Acompanhamento e apoio técnico para o desenvolvimento de programas e projetos;
· Formação de educadores e técnicos participantes de programas e projetos; · Criação de novas institucionalidades (institutos, fundações e assessorias de responsabilidade social corporativa);
· Avaliação de programas e projetos;
· Produção de recursos educativos (guias, manuais, apostilas);
· Sistematização de programas e projetos.

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